Com as boas expectativas em torno da retomada da economia no Brasil, empreender é, mais do que nunca, uma ótima opção.
O Brasil vem buscando se reerguer depois de alguns anos patinando em crises econômicas. Empreender na crise sempre é uma oportunidade, mas, muitas pessoas se sentem mais seguras quando as coisas estão melhores, ou pelo menos, quando há boas perspectivas. Esse é o caso de 2020.
Com o crescimento do PIB acima do esperado e a inflação abaixo da expectativa, os caminhos começam a se iluminar para os empreendedores. Apesar da retomada ainda tímida, a baixa histórica dos juros e a diminuição contínua do risco país apontam sim para uma possível virada no ano de 2020.
Mesmo com as boas notícias, o receio continua rodeando o cenário econômico e a dica mais importante é indentificar quais são os melhores setores para se investir. Fizemos uma seleção com 10 dicas para empreender em 2020. Vamos lá?
1. Veganismo
É uma forte tendência. Atualmente no Brasil, já são 30 milhões de vegetarianos. Quem apostar nesse mercado, pode ditar os rumos daqui pra frente, visto que a alimentação vem passando por uma mudança cultural.
2. Brechós
Moda reciclável por meio de compra e venda. O meio online vem crescendo continuamente nesse segmento dos brechós. Reaproveitar e dar vida nova ao velho está super em alta.
3. Coworking
Economia compartilhada e coworking estão com tudo. Somente nos últimos três anos, esse segmento de escritório compartilhado teve um crescimento expressivo de 500%.
4. Infoprodutos
Esse é um mercado que tem muito espaço para crescimento. O potencial é gigantesco. Use um assunto que você tenha muita autoridade, crie um e-book, um podcast, uma vídeo-aula – entre outras opções de produtos digitais, e venda!
5. Pets
Tudo que envolve o mundo dos pets tem potencial. Desde comida para os animais até espaços de convivência. É um negócio que está em alta, tanto com produto quanto com serviço.
6. E-commerce
Loja virtual nunca vai ser demais, sempre cabe mais uma. A concorrência é grande sim, a dica é buscar um nicho bem específico e ser excelente na oferta dos seus produtos.
7. Consultoria em marketing digital
Este é um caminho de muitas vertentes. As empresas precisam de um especialista em Google, Instagram e Facebook para alvancar seus negócios. Venda a estratégia que seu cliente precisa aplicar.
8. Cafés especiais
O brasileiro é o segundo maior consumidor de café do mundo. Mirar no segmento dos loucos por café é uma super tendência, inclusive nos modelos de pequenas cafeterias espalhadas pelas cidades. Muito charme, poucos funcionários e bastante circulação de pessoas.
9. Desenvolvimento de aplicativos
Essa é uma demanda que não para de crescer. O mundo hoje está na palma da mão. Quanto melhor a solução que você apresentar, mais chance do produto estourar.
10. Cosméticos naturais
As pessoas estão buscando produtos com menos aditivos e com processo de fabricação mais sustentável. Por isso, são a bola da vez no mundo da beleza. No Brasil, 41% das pessoas têm interesse nesse tipo de cosmético.
Empreender é a palavra de ordem no meuSucesso.com. Aqui você aprende sobre tudo que está relacionado com vendas, marketing e estratégias. Que tal ver três conselhos antes de começar a empreender?
Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!
Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?
Instagram: @meusucesso