Montar um negócio e sobreviver no meio empreendedor definitivamente não é uma tarefa fácil e para qualquer um. Exige tempo, recursos, dedicação e muito conhecimento, além de uma série de outros atributos. Segundo o Global Entrepreneurship — principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo — o Brasil atingiu em 2016 a segunda maior Taxa Total de Empreendedores de sua história, com 36% da população adulta envolvida em atividades empreendedoras.
O que isso significa? Que a competitividade está alta e que só os profissionais mais preparados e qualificados devem sobreviver neste cenário pelos próximos anos.
Em geral, a sobrevivência das empresas está associada a diversos fatores como, por exemplo, conjuntura econômica conveniente, políticas públicas favoráveis à atividade empreendedora e características pessoais (experiência anterior, preparo em termos de gestão, conhecimento sobre planejamento de negócios, perfil inovador, nível de escolaridade, motivação etc.).
Para garantir uma maior sobrevivência do seu negócio e bons resultados desde o início, algumas regras e ensinamentos são básicos, mas extremamente necessários, tal como: conhecer muito bem o seu mercado de atuação, estar capacitado e pronto para os desafios que vão surgir, ter um comportamento de empreendedor e, principalmente, saber aproveitar as oportunidades certas para abrir, investir e ampliar o seu negócio.
Questões como essas diferenciam as 60% de empresas que fecham suas portas antes dos 5 anos de existência e as outras 40% que seguem firme e forte, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Quer ter acesso a um conteúdo aprofundado e completo sobre as dicas acima e aprender como sobreviver no mundo do empreendedorismo altamente competitivo?
Conheça o guia 'Manual de Sobrevivência do Empreendedor', um passo a passo elaborado pelo meuSucesso.com. O download é gratuito e pode ser feito através deste link.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.