Desenvolver um plano de negócio é fundamental para quem está iniciando um ou ampliando o que já existe. Sem traçar metas e objetivos fica difícil mirar de forma correta.


Não basta querer, para ser um empreendedor é preciso mais que vontade. Que tal pegar algumas dicas técnicas aqui no meuSucesso sobre sobreviência e plano de negócios?

Empreender não é tarefa fácil e exige muitas habilidades de quem decide entrar para esse mundo. Para mergulhar na vida de empreendedor, requer tempo, recursos, dedicação e muito conhecimento, além de uma série de outros atributos. Hoje, no Brasil, a taxa de empreendedores chega a 38%, o que corresponde a 52 milhões de negócios no país. Mas, de acordo com o Sebrae, de cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado.

Em geral, a sobrevivência das empresas está associada a diversos fatores como, por exemplo, conjuntura econômica conveniente, políticas públicas favoráveis à atividade empreendedora e características pessoais (experiência anterior, preparo em termos de gestão, conhecimento sobre planejamento de negócios, perfil inovador, nível de escolaridade, motivação etc.).

Sobrevivendo ao primeiro ano

Passar ileso pelo primeiro ano de negócio é o mais difícil. É neste período que as maiores dificuldades vão aparecer porque, passada a euforia, a vida real do empreendedor começa a aparecer e, às vezes, pega desprevenido quem resolveu trabalhar por conta própria. Por isso,  se preparar é primordial. Estudar, ter conhecimento do negócio, do que irá enfrentar, do que pode – e vai dar errado, do tempo que precisará se dedicar, do que irá abdicar e muito mais. É um caminho longo até o sucesso, mas para sobreviver no primeiro ano, é imprescindível que você:

  1. Tenha certeza do que está fazendo;
  2. Controle as finanças;
  3. Faça um planejamento;
  4. Tenha foco no objetivo;
  5. Analise os indicadores do seu negócio;
  6. Faça marketing;
  7. Use seu networking;
  8. Leia muito e esteja em constante atualização;
  9. Busque mentores da sua área.

Passou pelo primeiro ano? Agora o jogo continua e cada fase pode ficar mais difícil! Em um mercado muito competitivo e desafiador, realmente, é preciso ter diferencial. Mais do mesmo não vai te levar ao topo. E com a velocidade com que as coisas avançam, é preciso estar atento a tudo que acontece na concorrência direta e indireta e nas áreas que não têm a ver com o seu negócio. Talvez uma ideia inovadora para empreender dentro do negócio que já existe pode vir de outra área. Ou seja, radar ligado o tempo todo.

Plano de negócio

Desenvolver um plano de negócio é fundamental para quem está iniciando um ou ampliando o que já existe. Sem traçar metas e objetivos fica difícil mirar de forma correta. Planejar não garante que vai dar tudo certo ou que você vai correr menos riscos, ou ainda, que as coisas darão mais certo por conta disso. Mas, com certeza, é uma forma de reduzir as incertezas que rondam o negócio, além de dar clareza do caminho a ser percorrido em busca do objetivo.

Estruturar de maneira mais formal um negócio e criar mecanismos que permitam maior controle é algo que, obviamente, deve ser feito no início do empreendimento, mas que também pode ser feito quando ele já está em funcionamento. É aí que o Canvas entra como um importante aliado. Veja de forma detalhada, aqui, como montar um plano de negócios dessa forma.

Plano 5W2H

Além disso, um plano de ação é um dos melhores aliados do empreendedor. Mais especificamente, o plano 5W2H. A sigla propõe uma espécie de checklist da produtividade, com 7 perguntas que são essenciais para a elaboração do plano.

1.     What?

2.     Why?

3.     Where?

4.     When?

5.     Who?

6.     How?

7.     How much?

Saiba mais sobre essa técnica clicando aqui e acessando esse conteúdo!

Além de tudo isso, se aprofunde ainda mais! Conheça o guia ‘Manual de Sobrevivência do Empreendedor‘, um passo a passo elaborado pelo meuSucesso.com. O download é gratuito e pode ser feito através deste link.

Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas redes sociais?

Instagram: @meusucesso